sexta-feira, 30 de abril de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA - 1. DE MAIO


COMEMORADO NO DIA 1 DE MAIO,O DIA DO TRABALHO OU DO TRABALHADOR É UMA DATA UNIVERSAL USADA PARA CELEBRAR AS CONQUISTAS DOS TRABALHADORES AO LONGO DA HISTÓRIA.


O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 , por um Congresso Socialista realizado em Paris . A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1. de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
No Brasil a data foi consolidada em 1924, no governo de Artur Bernardes.
A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data.
Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1. de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.


Em memória dos mártires, das reivindicações operárias, Tenha MAIS EQUILÍBRIO, mais conquistas, e por tudo que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, nós somos a riqueza da humanidade!


FRASES QUE NENHUMA MULHER GOSTA DE OUVIR




NÃO IMPORTA SE FORAM DITAS POR AMIGOS, PARENTES, COLEGAS DE TRABALHO OU CONHECIDOS: CERTAS FRASES SÃO SEMPRE INDIGESTAS.
O IMPORTANTE É RESPIRAR FUNDO E SAIR DE CENA COM AQUELE AR DE QUEM NÃO SE DEIXA ABALAR POR UMA BOBAGEM QUALQUER.

Às vezes elas são até bem intencionadas, ditas sem o menor intuito de desagradar ou ofender. Outras vezes, vêm carregadas de segundas e terceiras intenções. O fato é que certas frases nos tiram do sério. Ficamos em saber como reagir.
Dar uma resposta atravessada? E se não houve ali nenhuma má intenção? Não reagir? Fazer cara de paisagem? Ir embora engasgada, imaginando dez respostas que deveria ter dado, mas que só vieram à mente cinco minutos depois?

Não importa a procedência da pergunta. Venham de quem venham, incomodam profundamente. A lista é gigantesta e cada mulher é capaz de citar seu repertório particular. Mas há frases universalmente indigestas.
ALGUNS EXEMPLOS:

  • É impressão minha ou você engordou um pouquinho?
  • Por que que você cortou o cabelo? Estava lindo!...
  • Você vai com esta roupa?!
  • Mais nova você deve ter sido linda?!
  • Quer tentar experimentar um tamanho maior?
  • Você já fez plástica?
  • Vocês ainda estão juntos?
  • Por que vocês se separaram?
  • Parecia que vocês se davam tão bem...
  • E aí TIA vai deixar um cafezinho?
  • Meu irmão te achou super gente boa!
  • Você tem um rosto lindo!
  • Você só precisa perder uns quilinhos...
  • Eu ia te ligar. Acabou a bateria!
  • Tentei falar ontem com você, mas seu celular estava fora de área!
SUGESTÃO:
Cada vez que ouvir uma dessas provocações, conte até 150!!!!
Ou então, saia com aquele ar de quem não se deixa abalar por uma bobagem qualquer.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO!
Afinal, a vida é importante demais para ser levada a sério!





quinta-feira, 29 de abril de 2010

UMA ATENÇÃO ESPECIAL DOS PÉS À CABEÇA



Com o sol quente, calor, quem se lembra de aplicar e reaplicar o protetor solar sai na frente.

Com tanta exposição ao sol, e continuar tendo uma pele saudável é um grande desafio.
Temos que ter o cuidado de aplicar o protetor solar todos os dias, antes de sair de casa, para o trabalho e para a piscina. Mesmo em dias nublados, o mormaço está queimando muito.. O acúmulo da exposição ao sol sem proteção, ao longo dos anos, ocasiona manchas. Além do filtro nos braços e rosto, não se esqueça dos lábios, que também sofrem com a exposição solar.

Pés e mãos são os primeiros lugares a envelhecer, mas costumam ser esquecidos.
Enquanto a pele sofre com queimaduras de sol, os pés ganham incômodos calos e bolhas, pois muitas vezes, usamos sapatos apertados e desconfortáveis.
Para reequilibrar a energia, os pés precisam passar por um processo de revitalização.
É bom deixar os pés de molho por algum tempo em água morna, além de evitar usar calçados apertados, que prejudiquem a circulação. Uma boa dica: ao chegar em casa, deve-se fazer uma higienização com água quente e óleos naturais.
Outra sugestão é a esfoliação. o esfoliante deve ser aplicado com cuidado, para não machucar os pés, e promove uma renovação celular, recupera a pele e não agride e região.

A MAIS EQUILÍBRIO, tem manobras de reflexologia podal com óleo aquecido e essência de hortelã pimenta, ideal para estimular pontos estratégicos, reequilibrar as energias e relaxar a musculatura desta parte do corpo.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO sua melhor opção de saúde, beleza e qualidade de vida!





quarta-feira, 28 de abril de 2010

AGENDE SEU CHECK-UP

10 EXAMES MAIS IMPORTANTES PARA A SAÚDE DA MULHER EM TODAS AS FASES DA VIDA:


1. MAMOGRAFIA
É indicado uma vez por ano para as mulheres acima de 40 anos.


2. PAPANICOLAU
O exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Após os 30, a ultrassonografia transvaginal poderá ser solicitada pela maior frequência de miomas e de doenças de útero e ovários.

3. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS
Prescrito, principalmente, após os 40 anos, deve ser anual. Hoje, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, metade são mulheres.

4. GLICEMIA
Exame de sangue que deve ser feito em jejum, ao analisar a taxa de açucar no sangue, é possível diagnosticar diabetes.

5. TIREÓIDE
Após os 30, a mulher tem três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireóide, como hipotireoidismo.

6. DENSITOMETRIA ÓSSEA
Depois dos 50 anos, ou ainda mais cedo, dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame a cada dois anos para se prevenir da osteoporose. Doença silenciosa e bastante agressiva em se tratando da terceira idade.

7. ELETROCARDIOGRAMA
As mulheres que não têm histórico familiar devem começar a realizar parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos de idade.

8. TESTE ERGOMÉTRICO
É usado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, associado à doença arterial coronariana e à angina, uma vez que muitos apresentam normalidade no eletrocardiograma em repouso.

9. ECODOPPLERCARDIOGRAMA
Ultrassonografia do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo.

10. IR AO DERMATOLOGISTA
O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais faz vítimas no Brasil. O uso diário de protetor solar e autoexame ainda são os melhores amigos da mulher, que deve ficar atenta à presença de manchas disformes e pintas escuras.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, procure um médico de sua confiança, pois a partir dos 30 anos, tudo começa a mudar!!




terça-feira, 27 de abril de 2010

ENXAQUECA !





Como evitar as crises:

A enxaqueca é a cefaléia mais freqüente. Isso se deve à intensidade da dor e ao conseqüente impacto negativo na qualidade de vida das pessoas.

Ocorre em aproximadamente 20% da população, prevalecendo no sexo feminino. Seus sintomas começam geralmente na adolescência e início da idade adulta, podendo iniciar também mais tardiamente.

Até hoje, não se sabe exatamente as causas da enxaqueca. Em 60% dos casos é hereditária e se manifesta em virtude de muitos fatores internos e externos às pessoas.

Geralmente a enxaqueca se manifesta como uma dor muito forte, latejante, localizando-se inicialmente em um lado da cabeça, podendo evoluir para todo o crânio.

Vem acompanhada de náuseas ou vômitos e também intolerância à claridade, ao barulho e piora com o esforço físico. Muitas vezes é prolongada e incapacita a pessoa para suas atividades de rotina, sendo necessário o repouso em quarto escuro.

Cerca de 20% das pessoas que sofrem de enxaqueca, podem apresentar antes do início da dor, perturbações no campo visual como riscos, estrelas, bolas coloridas ou perda parcial do campo visual que desaparecem logo que a dor inicia.

Muitos pacientes são capazes de identificar o que provoca as crises de enxaqueca. O estresse emocional é o principal fator.

Vários tipos de alimentos como o chocolate, frituras, queijos, alimentos em conserva, frutas cítricas (laranja limão e abacaxi) e bebidas alcoólicas (vinho tinto e cerveja), também provocam crises.

Outros fatores associados com o aparecimento das crises de enxaqueca são: a menstruação, falta ou excesso de sono, passar muito tempo do horário da alimentação, exposição prolongada ao sol e odores de perfumes ou de tintas.

Em muitos casos, evitando esses fatores, ocorre uma boa melhora, diminuindo o número de crises de enxaqueca.

Quando as crises de dor aparecem mais de duas vezes por mês ou não melhoram com analgésicos comuns, é necessário o tratamento preventivo.

Somente o médico, após a análise dos sintomas, pode receitar ao paciente o medicamento indicado para seu caso e também determinar a duração do tratamento.

Como evitar as crises?

Mudanças no estilo de vida contribuem para o controle das crises de enxaqueca. Por exemplo:

- hábitos regulares para as refeições e sono;

- mudanças na dieta diminuindo ou até mesmo eliminando certos alimentos que deflagram dor;

- evitar a ingestão de bebibas fermentadas como por exemplo o vinho tinto;

- não se expor demasiadamente ao sol e à claridade;

- evitar o uso excessivo de perfume ou a permanencia em locais recém-pintados ou onde se estejam utilizando solventes químicos;

- dietas ricas em magnésio e em um aminoácido chamado triptofano são úteis. O magnésio encontra-se em alimentos verdes frescos, frutos do mar e nozes e o triptofano é encontrado em alimentos como verduras frescas, feijão e outros cereais integrais;

O que fazer quando estou em crise de enxaqueca?

- Esteja sempre preparado! Os sofredores de enxaqueca devem ter sua medicação para as crises sempra à mão.

- Em caso de dor intensa, procure um local fresco e escuro para recostar, não deite.

- Coloque gelo sobre as áreas dolorosas.

- Tome o medicamento para crise recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana.

- Beba muita água e coma moderadamente.

- Descanse.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, mais qualidade de vida sem estresse emocional!!
Inclua bons hábitos no seu dia-a-dia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ALIMENTAÇÃO CORRETA PARA DIMINUIR OS EFEITOS DA MENOPAUSA:






Um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido pelos sintomas.
A conhecida menopausa pode apresentar diversas alterações no dia-a-dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos.

Portanto, a busca por solução ou, até mesmo, a diminuição dos sintomas passa a ser rotina do dia-a-dia das mulheres. Todavia, existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico, os alimentos.
Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento da menopausa.

A ingestão de alimentos ricos em vitamina E em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona.

Nessa fase, principalmente, o consumo de frutas e castanha do Pará faz toda a diferença. A vitamina C das frutas cítricas torna-se necessária para a síntese de hormônios ovarianos. Já o selênio, da castanha do Pará, além de antioxidante, fortalece as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. Uma alimentação adequada é muito importante no período de menopausa. Com o fim do período fértil, o organismo fica muito frágil e os alimentos agem suprindo as necessidades.

Outro fator que merece atenção é que a menopausa também está associada à osteoporose. Afinal, é o hormônio estrógeno que é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos.
"Alimentar-se de vegetais verdes e alimentos fortificados com cálcio é essencial para a garantia da saúde da massa óssea".

Para garantir um cardápio saudável que possa auxiliar no combate aos efeitos da menopausa, aqui vai algumas dicas de alimentos:

Vitamina E: Diminui as ondas de calor.
Fontes: Sementes oleaginosas e óleos vegetais.

Vitamina B6: Importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhora o bem estar.
Fontes: Cereais integrais, ovos e grãos.

Vitamina C: Necessária para síntese de hormônios ovarianos.
Fontes: Frutas cítricas.

Ácido Fólico: Ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama.
Fontes: Vegetais verdes escuros.

Magnésio: Age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores.
Fontes: Cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.

Cálcio: Essencial para garantir a massa óssea e contração muscular.
Fontes: Vegetais verdes, leite e derivados.

Vitamina D3:Reforça o sistema imunológico, melhora a absorção de cálcio.
Fontes: Óleos vegetais.

Selênio: Antioxidante e fortalece as funções cerebrais.
Fonte: Castanha do Pará.

Ômega 3: Melhora as funções cerebrais, impulsos nervosos, regula a ação insulínica - glicose, diminui colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez sanguinea.
Fontes: Linhaça e peixes de água fria. Substâncias fitoestrogenas: possuem ação similar ao hormônio estrógeno.

Proteínas de alto valor biológico: Para evitar o enfraquecimento e a diminuição dos músculos.
Fontes: Ovos, aves e carne bovina.

Zinco: É necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções ovarianas e otimizar as funções estrogênicas.
Fontes: Frutos do mar e peixes.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, saiba usufruir dos benefícios de uma alimentação correta!
E sem muito calor.........

domingo, 25 de abril de 2010

POLUIÇÃO




COMO PROTEGER A SUA SAÚDE

Dá vontade de jogar tudo para o alto e se mudar de vez , para uma casa no campo. Mas quase ninguém pode adotar essa saída bucólica, para se livrar do ar envenenado, da comida intoxicada e da água contaminada.


Veja o que é possível:

ÁGUA LIMPA - Os peixes estão desaparecendo dos oceanos, as fontes contaminadas por defensivos agrícolas, esgoto industrial e doméstico, resíduos de plásticos..... etc...etc...
EM CASA, VOCÊ PODE TOMAR ALGUMAS MEDIDAS:
  • Adote produtos duráveis e recicláveis. Plásticos e descartáveis aumentam o lixo, que polui as águas.
  • Escolha detergentes biodegradáveis, que, ao se decompor , agridem menos.
  • Entregue, na assistência técnica de aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias de celular, que contêm metais pesados e contaminam os mananciais.
COMIDA BOA - O Brasil é um dos cinco maiores consumidores, mundiais de fertilizantes e defensivos agrícolas. Por isso tenha cautela:
  • Prefira alimentos orgânicos e observe se eles carregam os selos que garantem a produção de acordo com técnicas ecológicas.
  • Higienize frutas, verduras e legumes. Parte dos agrotóxicos é eliminada quando você lava e escova as cascas. Alimentos crus devem ficar de molho no vinagre por 15 minutos ou em uma solução de hipoclorito de sódio, à venda no mercado.
  • Privilegie produtos da estação ou compre congelados. As frutas e verduras fora da época recebem o dobro de agrotóxicos para atrasar ou adiantar o período de maturação.
AR LEVINHO - Nos últimos 20 anos, a indústria automobilística criou modelos que emitem até 98% menos monóxido de carbono e a gasolina se livrou de um aditivo tóxico, o chumbo tetraetila. O ar não se torna mais leve porque a frota cresceu e a queima de combustível continua produzindo outros venenos. Mas você pode tomar providências para melhorar o quadro:
  • Guarde um pouco o carro. Opte por carona, ônibus.
  • Na hora de comprar, escolha modelos movidos a gás natural. O álcool é uma alternativa saudável, mas a um preço alto: para cortar a cana é preciso colocar fogo, e a queimada libera gases.
  • Regule sempre o motor e calibre os pneus.
  • Não faça exercícios em ruas de trânsito pesado, pois vai inalar ainda mais poluentes.
Tenha MAIS EQUILÍBRIO, e veja que é possível melhorar a sua vida e a do mundo aqui e agora!



sábado, 24 de abril de 2010

MÉTODO - FAXINA CASA





INCLUI PRAZER NA TAREFA E ATITUDE DE DESAPEGO E DOAÇÃO

  1. Reserve alguns dias para a faxina da casa e trabalhe quatro horas diárias no máximo.
  2. Providencie caixas e malas velhas para acomodar as peças que quer doar, pesquise telefones de instituições que possam reaproveitá-las, verifique se precisa de pastas e etiquetas para organizar papéis.
  3. No guarda-roupa, separe tudo o que não usou no último inverno e também aquelas peças lendárias ( em nome de situações ou viagens hipotéticas mantemos por décadas quinquilharias jamais utilizadas).
  4. Coloque o que precisa ser consertado numa sacola ( e despache-a para a costureira no dia seguinte).
  5. No banheiro, dispense cremes e perfumes vencidos, potinhos e vidros vazios.
  6. Livros e CDs podem ser trocados em sebo - mas, se você nunca tem tempo para isso, esqueça e doe o que não quer mais.
  7. Na estante, remova todas as contas velhas e papelada ( acione e lixeira de material reciclável!) e aproveite para separar os recibos do imposto de renda ( você vai precisar deles).
  8. Dê uma geral na cozinha, lavanderia e espaços em que se acumulam entulhos domésticos.
Administrar prazos significa gerenciar emoções.
O Tempo não depende de nós, mas nossas escolhas, sim e são elas que determinam o fluxo dos acontecimentos.
Planejar não é só olhar para a frente, mas também para dentro.
Estabeleça prioridades e os planos deslancharão! É importante dedicar-se ao que realmente interessa!!

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, e terás mais segurança interna para definir o que pode ser feito para melhorar...



sexta-feira, 23 de abril de 2010

FAXINA....



Não há bagunça nem baixo-astral que resistam a uma boa limpeza -

vamos pôr mãos à obra, O segredo é ir além das gavetas e reciclar também os hábitos que já não servem!

CASA - Desapego - Arrumar os armários e arquivos pessoais demanda tempo e esforço, não só físico como emocional, pois mexemos com lembranças.
Depois da faxina da casa terminada: é hora de reciclar a energia do ambiente:
. Coloque punhados de sal grosso nos cantos da casa e peça mentalmente que toda a energia negativa seja retirada.
. Espalhe flores frescas na casa - elas são pura energia vital.
. Finalize borrifando aromas suaves, como lavanda e melissa.

AFETO - Reciclado - Quem aprende a aliviar a própria alma perde a rigidez, ganha segurança e consegue se relacionar melhor.
Para mudar o astral do relacionamento:
. Identifique a emoção que trava sua espontaneidade ( raiva, insegurança, ciúme....)
. Localize essa emoção no seu coração ( onde ela pega: estômago, coração, garganta....)
. Torne-se responsável por essa emoção, não atribuindo a causa ao outro - é você quem tem os sentidos negativos.
. Expresse o que está sentindo falando em frente ao espelho ou escrevendo em um papel.
. Libere a energia física e a tensão acumulada: corra, faça uma caminhada vigorosa, pule, dance.
. Quando estiver leve, compartilhe essa emoção conversando com o seu parceiro.
. Aproveite a sensação de libertação após o processo e celebre: convide-o para um jantar a dois, namore!

TRABALHO - Ordem - A primeira providência para deixar a energia fluir melhor no ambiente profissional é se livrar das pilhas de papéis. Coloque vasos de flores sobre sua mesa, uma turmalina negra ou uma drusa de cristal no ambiente. As conquistas graduais alimentarão a motivação!

MENTE - Positiva - É mais fácil se livrar dos problemas por meio da afirmação do futuro do que da negação do passado!
. Elabore uma frase afirmativa no tempo presente que aponte uma substituição para o que não está andando muito bem na sua vida. Por exemplo: "tenho talento e fartura" - "estou aberta às coisas boas da vida" . Depois de elaborar sua frase, inspire profundamente e, durante a expiração, repita mentalmente a frase. Faça esse exercício três vezes ao dia. Procure repeti-lo por algumas semanas - até sentir que a afirmação benéfica tomou o lugar do aspecto negativo que você queria limpar da sua vida.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, e com isso, você abre as portas para o bem-estar, o amor e o sucesso! Seja feliz!



quinta-feira, 22 de abril de 2010

IOGURTE, ALHO, LARANJA E FRANGO CONTRA GRIPES E RESFRIADOS


Lavar as mãos constantemente e tapar a boca ao tossir ou espirrar são medidas exaustivamente anunciadas para a prevenção de gripes e resfriados. Além dessas iniciativas, nutricionistas destacam que a alimentação pode também ajudar a proteger contra esses problemas.


É importante comer uma variedade de alimentos saudáveis de todos os grupos de alimentos durante todo o ano, mas é particularmente significativo nas temporadas de gripe.


"Acrescentar alimentos que combatem a gripe, como iogurte, alho, frutas cítricas e frango à sua dieta pode fortalecer seu sistema imunológico e ajudar a evitar doenças".


O iogurte, assim como outros derivados do leite, contém probióticos – bactérias benéficas para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, nos Estados Unidos, a maioria dos laticínios apresenta vitamina D adicionada, que ajuda também a proteger contra gripes e resfriados – algumas pesquisas sugerem que baixos níveis desse nutriente no organismo estão associados a um aumento na incidência de gripes, resfriados e infecções respiratórias durante a temporada de gripe.


O consumo de alho aumenta a resistência a infecções e ao estresse, enquanto as frutas cítricas contêm vitamina C, outro nutriente importante para o sistema imunológico, assim como o zinco encontrado em carnes e amendoins.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, acrescente alimentos saudáveis e importantes ao seu dia-a-dia!


quarta-feira, 21 de abril de 2010

SIGA OS CONSELHOS.....

SE O DESTINO DAS SUAS FÉRIAS EXIGE QUE VOCÊ PASSE HORAS DENTRO DO AVIÃO, SAIBA QUE É POSSÍVEL CHEGAR BONITA E DISPOSTA.



Prepare o nécessaire e boa viagem!

1- ÁGUA MÁGICA
A altitude e o ar condicionado diminuem em 15% a umidade dentro do avião, ressecando a pele, narinas e boca.
Para aliviar a sensação de repuxamento, borrife água mineral ou soro fisiológico no rosto e aplique vaselina nas narinas.


2- CREME INFALÍVEL
A cada duas horas, passe um hidratante com uréia e ácido hialurônico desidratado que ajuda a desamassar o rosto depois do cochilo na poltrona.
Por cima, um filtro solar 15 contra a luz fria.


3- LÁBIOS DE MANTEIGA
Não economize na dose do protetor labial.
Passe várias vezes um à base de manteiga de karité, de cacau ou óleo de amêndoa e uva.
Quando desembarcar, aplique blush rosado e rímel. Você vai se sentir ótima!


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, com essa HIDRATAÇÃO a JATO e boa viagem!


terça-feira, 20 de abril de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA - DIA 21 DE ABRIL!


O Dia 21 de abril foi decretado como feriado nacional como
O DIA DE TIRADENTES!


Joaquim José da Silva Xavier, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar, ativista politico que atuou no Brasil Colonial.

No dia 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado no Largo da Lampadosa, no Rio de Janeiro.
Tiradentes era um dos líderes da revolta Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais.

Muitos anos após a sua morte, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil.
Um mártir da Inconfidência Mineira.


TIRADENTES - o Primeiro Grande Mártir da Independência do Brasil!

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, saúde e bem estar em sua vida!


FURÚNCULO


AS CAUSAS E AS CONSEQUÊNCIAS DESSA LESÃO:

Quem nunca sofreu com um furúnculo, levante as mãos para o céu e agradeça....

Todos nós temos no organismo a bactéria causadora da doença, que se manifesta como uma infecção na pele.
Ela penetra no folículo do pelo e acaba formando uma lesão com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido que causa dor e desconforto.

Principais sintomas:
.. Vermelhidão ..Pus ..Coceira ..Região quente ..Dor ..Em alguns casos, febre.

O tamanho dependerá da profundidade da infecção. Vários fatores podem influenciar no surgimento da lesão:
. baixa imunidade ou
. pelo encravado
Enfim, tudo o que cria uma porta de entrada para bactérias no organismo.

MITO::::::O furúnculo não tem nada a ver com alimentação.

Aos primeiros sinais, não se deve pôr a mão.
Nunca esprema, nem o fure.
Esse ato só piorará a situação porque a bactéria pode cair na corrente sanguínea e ser fatal.
Fazer drenagem linfática é muito bom.
Ao perceber os sintomas, procure um médico, geralmente o tratamento é à base de antibióticos ou por meio de compressas quentes.

As mulheres são as maiores vítimas!
A virilha é a região mais atingida. E quem sofre com pelo encravado tem maior predisposição.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, a higiene adequada evita o acúmulo de bactérias!
E saiba que.... quando o caso é grave, a melhor saída é a cirurgia.




segunda-feira, 19 de abril de 2010

QUESTÕES CABELUDAS





DÚVIDAS MAIS COMUNS QUE RONDAM A CABEÇA DAS MULHERES:

# Como amenizo a caspa? Durante 15 dias, lave o cabelo diariamente com um xampu anticaspa. Além disso, nesse período deixe aparelhos como secador e chapinha, que emitem calor e ressecam muito o couro cabeludo.

# Lavar os fios diariamente prejudica o couro cabeludo?
Não. Quem vive em um país tropical como o nosso pode lavar os fios todos os dias. Isso garante a remoção da oleosidade excessiva e das células mortas acumuladas no couro cabeludo.

# Além do fator hereditário, o que faz com que os cabelos brancos apareçam mais cedo?
Vários fatores podem acelerar a despigmentação dos fios - os mais comuns são dietas muito restritivas, longos períodos de stress e doenças como a anemia profunda. Não há como interferir na genética, mas invista em uma boa alimentação, diminua o ritmo e faça um check-up anual.

# Cabelo envelhece?
Sim. Assim como a pele, o cabelo sofre com o envelhecimento do organismo. Os sintomas são menor quantidade de fios, o afinamento e o branqueamento deles.

# Estou louca para fazer escova progressiva, mas meu cabelo está caindo muito....
Quem tem problemas capilares, como a queda, não deve se submeter a nenhum processo químico, pois isso pode deixar o couro e os fios mais fragilizados.

# As luzes agridem mais os fios do que a tintura?
Sim. O oxidante usado no descolorante é mais agressivo do que o da coloração, além de o pH do primeiro ser mais alto. Isso faz com que as escamas se abram e fiquem sensíveis. No entanto, o intervalo para o retoque das luzes costuma ser bem maior do que o da tintura.

# Cortar o cabelo em determinado ciclo lunar ajuda a fortalecer os fios?
Embora alguns salões recomendem, não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o cabelo e as fases da Lua. Como mal não faz, se você acredita, vá fundo!

# Como manter os fios loiros saudáveis? Parece que o cabelo escuro é mais resistente.
Os cabelos castanhos e negros são mais resistentes aos danos por causa da estrutura interna, que costuma ser mais espessa do que a dos loiros e vermelhos. Para manter as mechas claras com brilho, abuse das hidratações com produtos de boa qualidade e evite excesso de xampus antirresíduos, secador e chapinha.

# Cabelo comprido e com franja fica bem em mulheres na faixa dos 40 anos?
Franja é um corte atemporal. Ela está sempre na moda. O que muda é o tipo - grossa, fina, reta, diagonal, falsa - que deve combinar com o formato do rosto e o estilo da mulher, independentemente da idade. Mas, não aconselho usar franja com cabelo muito comprido, porque assim o rosto some no meio do cabelão.

E mais..... cabelos crespos são naturalmente finos, delicados e frágeis, eles exigem hidratação reforçada, com máscaras nutritivas, leave-in e ativador de cachos para devolver a forma perdida.


O mais importante para seus cabelos é ter uma alimentação saudável.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, fique de bem com a vida e tenha um cabelo feliz!


domingo, 18 de abril de 2010


PISCINA NO ALVO

A falta de higiene da água da piscina pode provocar desde irritação da pele e dos olhos até problemas sérios, como otite, disenteria, herpes, conjuntivite e hepatite do tipo A.
Por isso , antes de mergulhar, fique atenta a alguns sinais:
  1. A água precisa estar cristalina e azul, sem folhas, cabelos e insetos boiando
  2. O fundo deve ser nítido
  3. Os equipamentos jamais podem apresentar sinais de corrosão.
O uso de cloro é obrigatório, mesmo que o tratamento da água seja feito com sal ou ozônio. Só assim é possível eliminar completamente os micro-organismos responsáveis pela contaminação.

Aprenda a usufruir da piscina, é um ótimo local para reunir amigos e família.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, de uma forma muito saudável !!!






sábado, 17 de abril de 2010

INCLUA NO SEU PRATO !

PROTEÍNAS MAGRAS:
. Atum, salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage e iogurte desnatado

VITAMINA C:
. Caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja e pepino

VITAMINA A e E:
. Cenoura

ZINCO:
. Avelã, amêndoa, castanha-do-pará, ovos e frutos do mar

SELÊNIO:
. Nozes, salmão, arroz preto, frango e carne

SILÍCIO:
. Aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana, alho, alcachofras, alho-poró, cebola, aspargos, mel, morango, nabo, pinhão e tâmara

COBRE:
. Fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha e aveia.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, inclua em seu cardápio, soja, frutas, carnes magras, e não esqueça de beber água!!!!







sexta-feira, 16 de abril de 2010

LINDA EM QUALQUER IDADE


ALIMENTOS FORMADORES DE COLÁGENO

O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos.
Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário. Nas mulheres, devido à diminuição do hormônio estrogênio na menopausa, a queda é mais acentuada.

Segundo os dermatologistas, uma dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colágeno.
Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo, é importante consumir alimentos que contenham:
. Vitamina C
. Vitamina E
. Cobre
. Selênio
. Zinco
. Silício

O silício está presente no corpo humano desde a fase fetal e vai diminuindo após os 30 anos.

É um elemento que temos no organismo com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação.



PARA TODAS AS IDADES:
  1. Evite o sol
  2. Beba muita água
  3. Tente dormir bem
  4. Mantenha uma alimentação adequada
  5. Pratique atividades físicas
  6. Evite fumar, consumir álcool ou cafeína em excesso
  7. Retire as gorduras saturadas do prato
  8. Reserve um tempo para relaxar.

Saiba que o abacaxi é uma excelente fonte de enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas.


TENHA MAIS EQUILÍBRIO, use e abuse dessa fruta que não é pêssego, mas deixará sua cútis aveludada!!






quinta-feira, 15 de abril de 2010

AFTA? Esqueça a receita caseira

Se você apela para o bicarbonato de sódio sempre que surge uma afta, aí vai um alerta:
o pó destrói as terminações nervosas e o tecido saudável da boca, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de recidivas. Como não existe tratamento eficaz, o jeito é esperar a afta desaparecer sozinha.

Se isso não acontecer em até 15 dias, procure um especialista, pois ela pode esconder uma doença mais grave, como herpes.

Para evitar o mal, que atinge 40% da população mundial, controle o stress, escove os dentes, passe o fio dental delicadamente e ingira alimentos com vitamina B12, presente no leite e derivados, que mantêm a imunidade alta.

Apesar de lesões benignas, as aftas são muito dolorosas e muitas vezes atrapalham as atividades simples como falar, comer e beijar. Por maior e mais numerosas que sejam, não são causas de mau-hálito.

As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser causadas por desbalanços no sistema imune. Alguns dos gatilhos conhecidos são:
- Traumas locais como mordidas acidentais
- Estresse psicológico
- Poucas horas de sono

A afta é uma úlcera que pode surgir em qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva e garganta.



TENHA MAIS EQUILÍBRIO, TODA AFTA QUE DEMORA A CICATRIZAR DEVE SER AVALIADA POR UM MÉDICO!





quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESPAÇO EMOCIONAL





A MAGIA DOS GIRASSÓIS

Nossos olhos são seletivos, nós enxergamos o que queremos e deixamos de ver o restante.

Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas. Na natureza, existe uma flor que age dessa forma.
É o girassol.

O girassol se volta para o sol onde ele estiver.

Mesmo que o sol esteja escondido pelas nuvens, lá está o girassol dando as costas à obscuridade das sombras e buscando convicto e decidido, estar sempre de frente para o sol.

Seja como o girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força e a beleza todos os dias!

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, aceitar ajuda é um passo importante!


terça-feira, 13 de abril de 2010

BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA A SAÚDE


Segundo especialistas, a música pode ajudar no tratamento de algumas condições de saúde.

A música é usada para tratar doenças desde a Antiguidade, mas os primeiros artigos sobre os efeitos dela no corpo humano foram publicados apenas no século XVIII. Desde então o assunto vem sendo estudado no meio científico, mas sem grandes descobertas.

Recentemente foi descoberto por um grupo de neurocientistas da Universidade de Helsinki na Finlândia, que até mesmo vítimas de derrames cerebrais podem ser beneficiadas com o uso de melodias. Ao constatarem que elas estimulam o sistema nervoso das pessoas, eles perceberam que a música ativa várias áreas do cérebro simultaneamente, até mesmo aquelas danificadas pelo derrame, acelerando o processo de recuperação, inclusive ajuda a prevenir a depressão.

Além do derrame, também as dores crônicas são tratadas com música. Uma pesquisa feita em 2006 , descobriu que pacientes tratados com melodias tiveram uma redução 21% maior nas suas dores que os que não ouviam música.

É benéfica também na redução da pressão sanguínea, nos batimentos cardíacos, no estresse, distúrbios alimentares, fobias, síndrome do pânico, timidez excessiva, baixa auto-estima.

Na terceira idade, visa dar continuidade a uma vida saudável e ativa, incentivando o cuidado por si mesmo e o contato social,

Considerando que todas essas descobertas ainda são muito recentes para os parâmetros científicos, a música ainda interpreta um papel coadjuvante na ciência e no tratamento de doentes.
Apesar disso, tudo indica que os pesquisadores ainda aprenderão muito com as melodias.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, tendo a música como tratamento, reabilitação e promoção de saúde!






segunda-feira, 12 de abril de 2010

MENOPAUSA






MENOPAUSA SIGNIFICA: PAUSA DA MENSTRUAÇÃO.

É importante ressaltar que a menopausa não é uma doença, mas um estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando atingem certa maturidade.
Para a grande maioria das mulheres ela inicia dos 45 aos 55 anos.
Os sintomas mais frequentes são:
Ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e da memória, entre outros.

A produção de estrógenos (hormônio feminino) inicia na adolescência, e é responsável pela textura da pele, distribuição da gordura e pela fixação do cálcio nos ossos. Sua falta causará diminuição do brilho da pele, o aumento da gordura abdominal, e a perda de cálcio nos ossos com enfraquecimento dos mesmos e consequente aparecimento da osteoporose.

Existem algumas mudanças na alimentação e estilo de vida que podem ajudar a mulher a lidar melhor com essa fase da vida.
Por exemplo:
. Consumo dos derivados de soja
. Prática regular de exercício físico
. Alimentação adequada
. Acompanhamento médico que colabora na reposição hormonal diminuindo os efeitos colaterais e melhorando a qualidade de vida da mulher.

Grandes descobertas estão sendo feitas no tratamento da Menopausa.

A quantidade da vida é uma decisão divina, a qualidade da vida é uma decisão humana!!

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, a ciência estará sempre procurando soluções novas




TENHA MAIS EQUILÍBRIO SAÚDE E BELEZA EM SUA VIDA !


COMPRA CONSCIENTE


O Instituto Ipsos apontou que 49% dos brasileiros têm dificuldade para escolher alimentos saudáveis nos supermercados.


Se esse é o seu caso, procure no rótulo o selo Minha Escolha.



Criado na Bélgica pela Choices International Foundation, ele "carimba" produtos com níveis controlados de sal, açucar, gordura trans e saturada.
Em excesso, esses nutrientes podem provocar diabetes, hipertensão e cardiopatias.


Saiba escolher os seus produtos com uma compra consciente!
Tenha MAIS EQUILÍBRIO, saúde e bem estar em sua vida!






domingo, 11 de abril de 2010

FIQUE MAIS BONITA



REFRESCO PARA A PELE

Abusou do sol? Invista no poder cicatrizante e refrescante do aloe vera.
O aloe vera ameniza a queimadura e o avermelhado da pele.

Faça em casa: tome uma ducha quase fria e aplique um gel à base de aloe vera em todo o corpo. "Use saquinhos de pano macios recheados com camomila para espalhar o produto. Cubra o corpo com uma toalha úmida por dez minutos e passe um hidratante também à base de aloe vera".

O resultado é imediato!

Tenha MAIS EQUILÍBRIO e fique ainda mais bonita!!!





sexta-feira, 9 de abril de 2010

O CORPO FALA





A memória está falhando? E o pique, diminuiu?


Antes de procurar um médico vale a pena fazer algumas alterações no cardápio.
Muitos sintomas são provocados pela carência de vitaminas e minerais.

Os mais comuns:

  • Gases e inchaço abdominal estão ligados à ausência de lactobacilos vivos, presentes no iogurte e no leite fermentado;
  • Memória ruim pode ser falta de acetilcolina e inusitol, cujas melhores fontes são lectina de soja e gema de ovo;
  • Indisposição é resolvida com ferro e vitaminas A, C e E, em abundância nas frutas e hortaliças;
  • Dor de cabeça pode ser consequência de falta de Potássio e Magnésio, encontrados na banana e na laranja.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, use e abuse das frutas!
Com uma nutrição inteligente!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...